Translate to your language

quarta-feira, 1 de fevereiro de 2012

Livro Apreciado 01: A Batalha do Apocalipse

       Bom, estou sem muitas ideias ultimamente. Mas, tem uma coisa que estou muito afim de compartilhar já tem um certo tempo. É o livro de Eduardo Spohr, A Batalha do Apocalipse.

Foto: Capas do livro A Batalha do Apocalipse
Fonte: Filosofia Nerd - http://filosofianerd.blogspot.com/2010/06/batalha-do-apocalipse-edicao-verus.html
 A capa da esquerda é a edição mais comercializada, encontrada em livrarias e outras lojas. A da direita é a primeira edição, comercializada pela NerdStore. Trocaram a capa porque julgaram que dava um ar infanto-juvenil ao livro.

       Nesse livro, é contada a história de Ablon, um anjo expulso pelo arcanjo Miguel do céu. O início do fim do mundo é o cenário onde acontecem os eventos. Seu ápice é, como o nome diz, a batalha que trará o mundo à ruína.

       Ablon é um anjo da casta dos querubins (anjos guerreiros), que luta contra as ideias de Miguel, que quer destruir a humanidade por inveja e outros sentimentos. Luta também contra Lúcifer, também querendo sempre "dar uma avacalhada" na humanidade. Mas, não do jeito que é contado em histórias bíblicas, onde ele toma uma forma qualquer e tenta instigar o homem a fazer o mal. Lúcifer faz o mal mesmo, sem pormenores! Manda seus demônios à terra para causarem caos total, além de estar sempre no encalço de Ablon.

       Mas, como ele foi expulso do céu? Ablon, certa vez, juntou-se de mais alguns anjos, pouco menos de 20, e resolveu questionar as ações de Miguel, que vinha causando catástrofes na terra para acabar com os seres humanos. Miguel, o arcanjo mais poderoso dos cinco arcanjos, também chamado de Príncipe dos Anjos, era autoritário, e não deixou a revolta crescer. Assim, expulsou Ablon e os anjos que o seguiam para a terra. Foram, então, condenados a viverem na forma humana, sem poderem voltar ao céu. Ficaram conhecidos como a Irmandade dos Renegados.

      Contando assim, não parece nada emocionante. O problema é que falar mais sobre isso será dando spoiler. Enfim, Spohr conseguiu transformar uma das maiores religiões do mundo em uma mitologia rica de detalhes ao meu ver, com honras e desonras, honestidades e desonestidades, amizades e desavenças, anjos e demônios.

      É um livro onde se tem várias histórias ao redor do eixo principal. Eu e alguns amigos gostamos de chamar de "livro com fillers". Mas, não é daquele tipo de filler que enche o saco. Claro, algumas partes dão uma certa vontade de pular para ver o que vai acontecer logo no eixo principal. Mas, cada história "filler" tem algo que prenda nossa atenção.

       Logo após esse livro, foi escrito um outro, início de uma série, com o mesmo tema do primeiro livro. Agora, são personagens diferentes em cenários diferentes. Como se fosse "um outro lado", uma outra visão da história que precede o armagedon. A série se chama Filhos do Eden, e o primeiro livro, Herdeiros de Atlântida. Excelente livro, assim como A Batalha do Apocalipse. Falo mais sobre esse livro depois.

        Essa é a minha visão de A Batalha do Apocalipse. Recomendo a todas as pessoas que gostem de uma história de ficção com ação, batalhas, um pouco de "mindfuck" e mitologias.


       Esse é o início de mais uma série do blog.

Nenhum comentário:

Postar um comentário