Translate to your language

sexta-feira, 3 de maio de 2013

Livro Apreciado 02 - Ônix (A Saga do Novo Tempo)

Dando continuidade à "série" que iniciei nesse blog, agora com o livro Ônix, de William Morais.

Ônix
Fonte: A Saga do Novo Tempo, 2011.




A Saga do Novo Tempo conta a história de um mundo além do mundo, de um tempo além do tempo, onde as tecnologias foram abandonadas para evitar mais conflitos que uma vez levaram o mundo à ruína.

O livro Ônix é o primeiro dessa história, e conta a história de Ônix Pedra-Negra, um dos maiores piratas de seu tempo. No entanto, não pensem que é mais uma história comum de piratas, mocinhos e heróis. Pois, não é.

Ônix vai muito além. É um exímio espadachim, profundo conhecedor das artes de beber Rum, simpático e mulherengo. Mas o que realmente o torna um poderoso inimigo é uma das armas mais antigas de toda a sociedade: a inteligência. O esperto consegue domínio sobre o forte. O inteligente consegue domínio sobre o forte, sem que o forte perceba.

Ônix Pedra-Negra atravessa continentes em busca de resolver mistérios e de descobrir outros. Ora sozinho, ora em companhia, sempre acaba entrando de cabeça nas mais diversas situações e enrascadas possíveis.

O final desse livro é, como eu disse ao próprio William, uma quebra de realidade: a história vai progredindo de maneira empolgante, passando pela aventura absurda e pelo excelente humor, rumo ao épico. Quando vai chegando à parte épica, a história simplesmente dá um salto, mistura tudo, enche nossas cabeças de perguntas como "Mas, o que esse cara está fazendo com o livro? De onde ele tirou isso?" para, mais à frente, o elemento épico ressurgir muito mais forte do que antes e simplesmente finalizar a história, deixando um ar de continuação para uma história ainda maior e mais abrangente, cada vez melhor.

Agora, em 2013, o livro Ônix ganhou uma versão estendida que, infelizmente, ainda não adquiri. Juntamente com essa versão estendida, foi lançado o livro Dáverus, que não é uma continuação de Ônix, mas faz parte do mesmo universo.

Acompanhem!




Espero que gostem.

4 comentários:

  1. Maravilhoso livro de fim "confuso"... Até por que ainda não é o fim...

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Como o próprio William disse: "O inquietante é proposital [...]. O que pôde ser, da maneira como pôde ser, na época, acredito ter sido exatamente como eu esperava, mas, havia mais. Sempre há."

      Excluir
  2. Saudações Pedro. Deveras me agrada ler sobre meu livro. Escrever é um desafio e a intenção deste primeiro livro não era outra, senão provocar. A jornada de Ônix tem um propósito e isso é honrado. O desfecho porém, é realmente um convite a ir muito além do que o próprio Ônix imaginaria acreditava poder ir. Escrever não é fácil. Angariar leitores, ainda menos. Eu não escreveria simplesmente por escrever. Quero, através do mundo vislumbrado por mim, fazer diferença positiva neste e, sei bem, meus livros não serão para muitos. A versão estendida, oferece mais respostas, tanto quanto mais perguntas. Em Dáverus, não é muito diferente. Espero que possa lê-los em breve e ter sua própria opinião, com mais chão para pisar, ou mais céu para voar... Hasta!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Eu que o diga... Escrever é realmente um desafio, dos mais difíceis. São diversas as situações que precisamos enfrentar para conseguir colocar não somente nossas expressões, como também nossos sentimentos em palavras.
      Acredito que, seguindo a linha do final de Ônix, além de mais chão para pisar e mais céu para voar, terei ainda muitos mares a navegar.
      E caso minha opinião mude, com certeza será para melhor.
      Sucesso a você, William!

      Excluir